Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Quem chamar 192 ou 193?

Quem chamar 192 ou 193?

Compartilhe:

Quando devo chamar o 192 ou o 193?

Muitas pessoas ficam em dúvida em relação a qual número ligar em casos de emergência. O 192 e o 193 são serviços essenciais para garantir atendimento médico rápido e adequado em situações de urgência. Mas afinal, qual número devemos chamar em cada situação?

192 – Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é responsável por prestar socorro médico emergencial à população em casos de acidentes, infartos, AVCs, intoxicações, entre outros. Ao acionar o Samu, uma equipe especializada irá até o local do incidente para prestar os primeiros socorros e encaminhar o paciente para o hospital, se necessário.

É importante lembrar que o Samu é destinado a situações que envolvam risco de vida ou agravamento rápido do quadro clínico. Portanto, sempre que houver uma emergência médica, como desmaios, falta de ar intensa, hemorragias graves, entre outros, o número 192 deve ser acionado imediatamente.

193 – Corpo de Bombeiros

Por outro lado, o Corpo de Bombeiros atua em situações de emergência que envolvam incêndios, resgates de vítimas presas em ferragens, afogamentos, desabamentos, entre outros. O número 193 deve ser chamado quando houver a necessidade de intervenção dos bombeiros em casos de incêndio ou salvamento.

Além disso, em algumas cidades, o Corpo de Bombeiros também atua no resgate de animais em situações de perigo, como quedas em poços, resgate de animais silvestres, entre outros. Portanto, é importante ter o número 193 sempre à disposição para acionar os bombeiros em situações de emergência.

Como saber qual número chamar?

Para facilitar a decisão sobre qual número chamar em situações de emergência, segue abaixo uma tabela com exemplos de situações em que o 192 (Samu) ou o 193 (Corpo de Bombeiros) devem ser acionados:

Situação de Emergência Número a ser acionado
Infarto 192 (Samu)
Incêndio 193 (Corpo de Bombeiros)
Acidente de trânsito com vítimas 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros)
Desmaio sem causa aparente 192 (Samu)
Afogamento 193 (Corpo de Bombeiros)
Intoxicação por alimentos 192 (Samu)

Ao identificar a situação de emergência, é importante manter a calma e acionar o número correto para garantir o atendimento adequado e rápido para a vítima.

Conclusão

É fundamental saber qual número chamar em situações de emergência para garantir a rapidez e eficácia no atendimento. O Samu (192) e o Corpo de Bombeiros (193) são serviços essenciais para prestar socorro médico e combater incêndios, respectivamente.

Portanto, ao identificar uma emergência médica, acione o Samu (192) imediatamente. Em casos de incêndio, resgate de vítimas em situações de perigo ou outras ocorrências que demandem a intervenção dos bombeiros, chame o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Lembre-se sempre de manter esses números salvos e acessíveis para utilizar em situações de emergência e contribuir para salvar vidas. A segurança e o bem-estar de todos devem ser prioridade em momentos críticos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *